Vestes Litúgicas na Santa Missa


VESTES LITÚRGICAS NA SANTA MISSA

Cada veste tem seu significado, e de suma importância: melhor representar na celebração da Santa Missa Cristo que se oferece ao Pai por nós. A seguir, as vestes para a Santa Missa. Esta parte é bastante extensa, por isso recomendo que se preste atenção tanto no professor quanto aqui na apostila.

Alva: Lembra a veste que Jesus vestia enquanto carregava a cruz até o calvário. Representa a pureza daqueles que foram lavados no Sangue do Cordeiro.

Cíngulo: Símbolo da missão: os judeus quando iam viajar longas distâncias usavam o cíngulo para que as túnicas não ficassem tão longas. Também significa a continência e castidade, pois cinge os rins, lugar que os antigos criam ser a origem dos prazeres.


Estola: Símbolo da autoridade sacerdotal. Quando ainda se tinha o costume de usá-la cruzada sobre o peito, simbolizava também as cordas que amarravam Jesus no caminho ao calvário.


Casula: Simboliza o jugo suave e o fardo leve do Senhor. A casula também pode ser chamada de planeta (por ser redonda), simbolizando que o mundo todo oferece o sacrifício de Jesus a Deus. A casula redonda e que somos acostumados a ver na realidade se chama GÓTICA, porém existem outras formas de casulas, como a Romana  e a semigótica.
casula gótica
casula semi-gótica (mais curta. No habbo, sem capa)
Casula romana (colete no habbo)


 O diácono, ou aquele que serve a missa como diácono, usa a estola a tiracolo (na diagonal).



O diácono pode se revestir de dalmática. Esta pode ser omitida nas missas diárias, reservando-a para os domingos, festas e solenidades.


O diácono e o padre podem usar barrete na celebração da Santa Missa. O barrete usa-se na procissão de entrada, nas leituras (exceto o que proclama a leitura), na homilia e na procissão de saída, após a bênção final.

  
Concluímos que, para a celebração da missa são necessárias vestes que resplandeçam a beleza incomensurável de Nosso Senhor, e igualmente aprendemos que diáconos padres e bispos e vestem de maneiras diferentes, são elas:

Diáconos
Amito > Alva > Cíngulo > Estola diaconal > Dalmática

Padres
Amito > Alva > Cíngulo > Estola > Casula

Bispos
Amito > Alva > Cíngulo > Estola > Dalmática > Casula > Mitra.

O bispo usa dalmática para evidenciar que ele possui os três graus da ordem: Diaconato, presbiterado e episcopado (diácono, padre e bispo).


INSÍGNIAS EPISCOPAIS (vestes próprias dos bispos)

Solidéu: do latim "Soli Deo Tolitur", que significa "retirado somente para Deus". Ele fica a todo instante sobre a cabeça do bispo, só retirado em proximidade com Nosso Senhor, como na Oração Eucaristica, ou em uma adoração.
 

Mitra: Elmo da fé, aberta para cima pois quer passar a mensagem de que o bispo está aberto à tudo que vem do alto, Deus.

Báculo: Símbolo do pastor. O dos bispos tem uma curva que representa submissão ao papa e limitação de poder. A férula - do papa - é encimada por uma cruz, que representa que ele está submisso apenas à Cristo.





Pálio: feito de lã de cordeiro, representa a ovelha carregada nos braços do bom pastor. As 5 cruzes representam as Santas Chagas e os cravos, os pregos que chagaram Nosso Senhor.