Recebimento de uma batina

ARQUIDIOCESE DE APARECIDA
Rito do recebimento da batina

XVI-IX-MMXVIII

1.      Os ritos iniciais e a liturgia da palavra, até o Evangelho inclusive, fazem-se como de costume.

2.      Após o Evangelho, o bispo senta, de mitra, no lugar preparado. O diácono, ou o Presbítero designado para isso, chama o candidato, dizendo:

Diác: 
Aproximem-se o que receberá a batina.

O candidato, chamado pelo nome, responde:

Candidato: 
Presente!

E aproxima-se do Bispo a quem faz uma reverência e retoma seu lugar.

3.      Sentam todos, e o Bispo faz a homilia.

4.      Terminada a homilia, o seminarista se aproxima do bispo e se ajoelha diante dele. O bispo, sem mitra, convida o povo a orar, dizendo:


Pres: Irmãos caríssimos, roguemos a Deus Pai que derrame a graça da sua bênção sobre este seu servo, e que ele, desempenhando com zelo o ministério que lhe é confiado e anunciando a Cristo, glorifique o Pai que está nos céus.


5.      Todos oram em silêncio durante um certo espaço de tempo.

6.      O bispo então interroga o seminarista dizendo:


Pres: Quereis, como vocacionado ao cuido do Reino de Deus, servir esta Igreja fundada por Cristo, edificando o Povo Santo, por meio de ações, atos e palavras?

O candidato responde:
Sim, quero.

 Pres: Quereis comprometer-vos a servir a Santa Mãe Igreja na Liturgia, sobretudo na celebração da Santa Missa?

O candidato responde:
Sim, quero.

Pres: Quereis dar bom testemunho de Jesus Cristo, na igreja e em toda a parte, sendo zeloso e sutl com o Povo de Deus, apóstolo e exemplo dos demais jovens, respeitoso ouvinte dos mais velhos e obediente dos seus superiores?

O candidato responde:
Quero, com a Graça de Deus.

 Pres: Uma vez que manifestais esses propósitos, trazei-me a batina que ireis usar de hoje em diante, como símbolo de morte para o mundo.


7.      O candidato fica de pé, com a batina nos braços, em gesto de apresentação. Todos os fiéis se levantam. Então o bispo diz:


Pres: Bendito sejais, Pai santo, que por vosso Filho Unigênito, sumo e eterno sacerdote da Nova Aliança chamais alguns fiéis para servirem o vosso povo.
Fazei que esta batina, santificadas pela vossa bênção, sejam verdadeiro sinal da piedade deste jovem, e os ajude a aumentar a sua devoção. Que ele aprenda com ela o amor ao sacerdócio e seja com ela sinais visível de entrega e de morte para o mundo.
Nós vos suplicamos, ó Pai, que vos digne abençoar e + santificar esta batina, para que resplandeça no meio do povo e para que seja sinal visível de vossa vitória sobre o mundo.
Tudo isso vos pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Ass: Amém.

8.      O bispo asperge as batinas com água benta. O seminarista pode se vestir com ela.

9.       O bispo e os demais sacerdotes saúdam o seminarista.

Pres: Creio em Deus Pai todo-poderoso,

Ass: criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor; 
*inclino-me*
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu na Virgem Maria, 
*ergo-me*
padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém


Pres: Irmãos e irmãs: Roguemos ao Senhor pela santa Igreja, pelo seminarista que acabou de receber a batina, símbolo de morte para o mundo e por todos nós, suplicando ao Senhor:

Ass: Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.

Leitor: Para que o Papa e os bispos a ele unidos apascentem o povo de Deus que lhes foi confiado e o congreguem ao redor da Eucaristia, oremos.

2. Para que o seminarista evangelize o povo de Deus, sacerdócio régio, dentro e fora da Igreja, e o inspire a participar cada vez mais da Santa Missa, oremos.

3. Para que o seminarista ardendo de amor pela Santa Igreja, queira cada vez mais auxiliar os debilitados, levantar os caídos e socorrer os desesperados, oremos.

4. Para que o seminarista ame sinceramente e cada vez mais a Eucaristia e aprofundem a sua fé em Jesus Cristo, oremos.

5. Para que o seminarista ajude os bispos, padres e diáconos no serviço da messe, e que perseverando cheguem ao dia que se tornarão pastores de almas e trabalhadores da vinha, oremos.

10.  A missa prossegue como de costume.