Cores litúrgicas


CORES LITÚRGICAS

A igreja utiliza de 7 cores durante todo o ano para melhor representar e trazer à tona determinadas realidades durante as celebrações litúrgicas, tanto na missa como fora dela. São elas:

Verde
Representa simplicidade e esperança. É usada no TEMPO COMUM.

Branco ou dourado
Representa alegria, júbilo. É usada em Tempos litúrgicos festivos (Natal e Páscoa) e em Memórias, Festas e Solenidades de santos que NÃO foram martirizados.

Vermelho
Representa o Sangue derramado por Jesus e pelos mártires e também o Fogo do Espírito Santo. É usado em 3 grandes dias: na Sexta-feira Santa, em Domingo de Ramos e em Pentecostes. Fora desses três dias, é usado em Memórias, Festas e Solenidades de Santos que FORAM martirizados.

Roxo
Representa penitência. È usada, obviamente, em Tempos Penitenciais (Advento e Quaresma) e em sacramentos penitenciais fora da missa (confissão e unção dos enfermos).

Azul
É a cor que representa Maria. É usada em memórias, festas e solenidades de Nossa Senhora, ou aos sábados, dia que pode ser oferecido a Ela. Na Espanha, em Portugal e em Roma é permitido o uso de vestes completamente azuis, no restante do mundo apenas detalhes sobre casulas brancas ou douradas. No Habbo, porém, foi permitido à Aparecida o uso de vestes completamente azuis.

Rosa
Usado apenas 2 dias no ano, no 3º Domingo do Advento (chamado Domingo Gaudete) e no 4º Domingo da Quaresma (chamado Domingo Lætare). Representa a alegria em meio a penitência, pois os tempos penitenciais estão chegando ao fim e os grandes dias,  (Natal e Páscoa) chegando.

Preto
Representa luto. Está em desuso no mundo todo, porém ainda pode ser usado em celebrações fúnebres (exéquias).